sábado, 24 de maio de 2008

CIPE

Concepção e documentação de cuidados - CIPE

Actualmente existe uma congregação de esforços, nomeadamente do Conselho Internacional dos Enfermeiros para o desenvolvimento de uma linguagem comum e uma classificação da prática de Enfermagem. Está em curso um projecto da União Europeia para desenvolver a CIPE, estando a ser testados os fenómenos de Enfermagem e as intervenções de Enfermagem, aos quais se vão seguir os resultados sensíveis aos cuidados de Enfermagem (Telenurse, 1996).

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem permite-nos tomar decisões sobre os dados mínimos a registar, o que facilita a utilização dos sistemas de informação e as interpretações que ajudam a desenvolver as Ciências de Enfermagem, que por sua vez tem por finalidade compreender e melhorar as práticas de Enfermagem.

Os fenómenos de Enfermagem que influenciam o estado de saúde e nos quais os enfermeiros centram a sua atenção são: o ser humano e o ambiente. O ser humano pode constituir-se como alvo dos cuidados de Enfermagem individualmente ou em grupo. Se for individualmente pode ser sub-dividido em funções (fisiológicas e psicológicas) e em pessoa (razão para a acção e acção). O grupo integra a família e a comunidade, (CIPE, 2002).

O ambiente é alvo dos cuidados de Enfermagem como natureza (ambiente físico e ambiente biológico) e como ambiente artificial (CIPE, 2002).

Prinicpais diagnósticos e Intervenções de enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria no contexto do Internamento em:

Sequeira, C. (2006). Introdução à Prática Clínica. Coimbra: Quarteto Editora

Sem comentários: